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Projeto de educação musical - MUSICALIZANDO


O MUSICALIZANDO é um projeto que pretende aliar o conhecimento teórico musical à ludicidade das brincadeiras, jogos musicais, "contação" de estórias e canto. Assim dará aos participantes a oportunidade em adentar à linguagem musical través de exercícios e brincadeiras que acontecerão em sintonia com os demais conteúdos aprendidos, tornando as atividades permeadas pela interdisciplinaridade, onde várias áreas do conhecimento se encontram, gerando um trabalho conjunto e uma formação global.
O conhecimento e habilidades musicais quando desenvolvidos, trazem consigo resultados muito positivos em vários sentidos na vida de um indivíduo, posto que, segundo Antony Seeger "... A música é uma forma específica de comunicação. Suas características não verbais fazem dela um veículo privilegiado para transmitir valores e ethos que são mais facilmente musicalizados do que verbalizados". (Seeger, 1980, p 89)
Do ponto de vista semântico, a linguagem musical faz uma conexão natural com a emoção e o sentimento humanos, dada a presença de signos que se reconfiguram a cada ouvinte, podendo vir a representar para uma pessoa o que não necessariamente dirá à outra. Isto porque o discurso musical é um fenômeno que acontece no tempo e que se auto-remete na espacialidade histórica de cada indivíduo, podendo criar vínculos e ou relações entre os que sentem afinidade com as mensagens musicais enunciadas.
Destas relações observamos pessoas e grupos sociais que se sentem identificadas como parte de uma cultura através da música. Como exemplo disso, em nossa sociedade contemporânea podemos citar os rapers, que trazem para a sua música a realidade de pessoas que vivem nas periferias de grandes cidades e se quisermos olhar um pouco mais a fundo, observaremos um transplante cultural resultante da globalização, que visa homogeneizar as culturas sugerindo um padrão americano, pois que o RAP tem origem em guetos da periferia de Nova York. Certamente o maior público consumidor desta música estará entre pessoas que compartilham da idéia e sentimentos ali traduzidos, o que acaba por gerar certos padrões de comportamento.
É muito natural que as culturas incorporem elementos umas das outras e os adeqüem às suas realidades em proporções também adequadas, pois que as expressões culturais são o DNA capaz de nos identificar, tais como nossa língua, nossa comida, nossa música, nossa arte, nossa terra, nossa história.
Após tais observações e tantas outras que aqui deixaram de ser contempladas, observamos que a música é elemento intrínseco, amalgamado ao dia a dia com forte interação comunicativa. De maneira que sua presença no ambiente escolar ou de aprendizagem, em atividades planejadas adequadamente, podem auxiliar de maneira definitiva na formação de indivíduos ativos no exercício de suas culturas e com visão de mundo ampliada pela percepção que se aguça com a escuta e o fazer musical direcionados para o conhecimento.
Neste contexto, as atividades do projeto MUSICALIZANDO abordará conteúdos de alfabetização musical, para a qual lançará mão de brincadeiras musicais, histórias contadas ou cantadas por fantoches ou com acompanhamento ao violão, brincadeiras de roda etc, que permitam explorar as propriedades do som, desenvolver a percepção auditiva, observar a paisagem sonora do meio em que vivem e relacioná-las com os parâmetros de duração e altura.
Além do estudo teórico de leitura e escrita, o MUSICALIZANDO também abordará aspectos de prática musical desenvolvendo técnicas básicas de canto coral através de repertório voltado para o universo infantil.
Metodologia
A metodologia utilizada no MUSICALIZANDO terá como base o pensamento e a proposta pedagógica apresentada por MURRAY SCHAFER em seu livro "Ouvido Pensante", no qual ele propõe exercícios que instigam a reflexão e desenvolve idéias a partir das conclusões encontradas pelos próprios alunos em torno dos seguintes parâmetros sonoros:
Ruídos: Será desenvolvido o conceito de ruído em relação à música a partir de exemplos dados, estimulando a criança a fazer uma escuta ativa e participativa
Silêncio: Será abordado a sonoridade do silêncio dentro da música, ou o silêncio seria o recipiente onde é colocado o evento musical?
O som: Este é o momento que o som é inserido dentro do silêncio com a participação dos alunos que o introduzirão percutindo o corpo seguidos pelos instrumentos de percussão.
Timbre: Nesta abordagem será observado a diversidade das cores sonoras e os alunos serão chamados a fecharem os olhos e identificarem os instrumentos que serão tocados.
Amplitude: Aqui os alunos terão a oportunidade de observar o efeito das dinâmicas na produção sonora e a sensação provocada por elas.
Melodia: Uma melodia é como levar um som a um passeio". Segundo Shafer, a melodia é o movimento do som entre as diferentes altitudes (frequências). A melodia será apresentada através deste conceito.
Textura: Este parâmetro trata da densidade sonora, serão mostrados exemplos de partes musicais com várias linhas rítmicas e melódicas alternando com massas sonoras menos densas ou com poucas linhas de maneira que os alunos os diferenciem.
Ritmo: "No sentido mais amplo o ritmo divide o todo em partes..." Assim serão observadas as durações sonoras, discernindo oposições que ora serão curtas ou prolongadas. Os participantes serão convidados a identificar as diferenças das durações em trechos tocados e também em demonstrações experimentadas por eles mesmos.
Paisagem sonora : Para conceituar o sentido de paisagem sonora, os participantes farão uma coleta de sons ambientes, ruídos, música etc. A partir desse material será feito um trabalho de improvisação através do qual será discutido definições sobre o significado do que é música.
Além da orientação baseada nas idéias de MURRAY SCHAFER, também serão utilizadas algumas práticas do método KODALLY como a manosolfa para a prática de leitura e jogos de coordenação sugeridos na rítmica DALCROZE e ORFF. A aula será dividida entre trabalho de definições conceituais e teóricas sobre a música e a prática de repertório com uso da voz através de canto coral. Será avaliado a saúde vocal das crianças, a tessitura adequada a cada uma seguido por um trabalho de respiração, vocalizações adequadas à faixa etária e por fim a prática de repertório.
A faixa etária para o qual é esse projeto se destina está entre 8 a 12 anos e o número máximo de alunos é 20 crianças. Para o ensaio será necessário uma sala com 20 cadeiras, um retro projetor, um aparelho de som para tocar CD e as cópias das partituras para os coralistas. Os demais ítens como teclado, estante de teclado, fonte, violão e a cópia original dos arranjos musicais serão oferecidos pela professora.
O horário de ensaio poderia ser na manhã de Terça feira (8h30) caso haja sala disponível na escola ou no Domingo às 16h com duração de 01h15.

Contato: 8937-6231
Email: Liebelima@hotmail.com

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