O renascimento é um período da história ocidental que culminou, principalmente, em decorrência das idéias já afloradas a partir do século XI, com o surgimento das universidades e o sentimento provocado pela urbanização crescente em algumas partes da europa. Em contraste ao teocentrismo praticado até então, no que se chamou idade das trevas. O termo "Renascimento" refere-se ao desejo de contrastar aquele momento à era anterior. Os interesses se voltaram para a amplitude do conhecimento a cerca das ciências dos homens, os que fizeram parte desse movimento foram chamados de humanistas. Então, os homens passaram a ser a medida para todas as coisas.
Para esse pensamento, convergeram-se todas as artes. Nas artes plásticas por exemplo, é nítido e fácil identificar o momento que os artistas passaram a usar suas telas para ilustrarem a beleza das formas femininas, passo que até então, haviam sido retratados somente os santos e imagens da bíblia.
Na música não seria diferente, até então, ou por um longo período de transição em que foram acontecendo transformações no gênero da música praticada pelas pessoas da idade média, verificamos a ocorrência da música vocal, principalmente em ambientes da igreja e praticada somente por pessoas do sexo masculino. A partir da renascença a música profana começa a ser difundida num movimento essencialmente urbano.
O centro do movimento renascentista teve as cidades de Itália, como Florença, Gênova e Roma o seu centro de difusão. Depois irradiou-se para Flandres e para as cortes europeias. Tal movimento, expressara o desejo da nascente burguesia de criar uma cultura desvinculada da religião, uma vez que a igreja entendia o trabalho como uma sina a ser cumprida pelos inferiores, desqualificando o acúmulo de riquezas. Posto que os burgueses eram essencialmente comerciantes e representavam a ascensão de uma nova sociedade.
A intensa produção artística do renascimento acontecera em razão da competição entre as cidades repúblicas italianas, interessadas em demonstrar seu poder econômico e sua independência cultural e política. Para isso, realizavam festivais de teatro, música e poesia, atraindo pessoas de toda parte da Europa que voltavam às suas terras contando o que viram. Também neste período, aconteceram grandes descobertas astronômicas gerando grandes polêmicas. A principal delas foi o heliocentrismo, propondo que o funcionamento do sistema solar tinha o sol como centro, ao contrário do geocentrismo até então defendido pela igreja.
Os nomes ligados a tal descoberta foram os de Nicolau Copérnico (1473-1543), o primeiro a propor esse modelo astronômico. Johann Kleper (1571-1630) que descobriu que a rotação dos planetas era uma elipse e Galileu Galilei (1564-1642) que desenvolveu um telescópio e observou o movimento dos planetas, comprovando o heliocentrismo. Por este motivo, fora pressionado pela igreja a negar suas descobertas com a ameaça de ser queimado vivo por heresia.
Então após discorrer brevemente sobre o contexto social e político da época passarei a ater-me aos acontecimentos musicais renascentistas.
A música renascentista compreende o período de 1450 a 1600, a música sacra se mantém, porém, os compositores passam a compor missas e motetos para no mínimo quatro vozes, o que chamou-se de polifonia vocal, tendo as linhas melódicas compostas sobre um cantus firmus, com base nos modos e usando os recursos da imitação. Nessa época surge a harmonia, exaltando o olhar para a simultaneidade dos sons.
Verificamos também, o enaltecimento da música profana. Os instrumentos que até então coadjuvavam as vozes, passaram a ter músicas inteiras escritas somente para eles. Embora se considerasse a Itália e Inglaterra os centros musicais da Europa, tiveram compositores dos países baixos a assumirem um importante papel no pensamento musical da época.
Principais características
A música ainda se baseia em modos, mas estes são gradualmente tratados com maior liberdade, conforme o número de "acidentes"introduzidos.
Tessituras mais cheias e ricas em músicas escritas para quatro ou mais vozes; a parte do baixo vocal é acrescida à do tenor.
Na tessitura musical, usa-se mais a combinação do que o contraste.
Harmonia: maior preocupação com a progressão dos acordes, com as dissonâncias sendo tratadas de forma menos rígida.
Música Sacra: peças para serem executadas a cappella, geralmente contrapontísticas, com muita imitação, com vozes entrelaçadas, de modo a criar um fluxo contínuo, sem remendos; outras peças acompanhadas por instrumentos, tais como peças policorais em estilo antifônico ( estéreo ), com muitos contrastes musicais.
Música Profana: muita variedade de canto, de danças e de peças instrumentais.
Timbres característicos de instrumentos renascentistas - muitos formando famílias ( um mesmo instrumento em diversos tamanhos e tons) .
Como já foi dito anteriormente, até o século XVI as vozes e o canto se sobressaiam em importância, pois os instrumentos eram usados para acompanhar as danças e principalmente para acompanhar o canto, dobrando em uníssono. A partir daí os compositores começaram a escrever peças para serem executadas por grupos instrumentais.
Os instrumentos se dividiam em dois grupos. Os instrumentos BAS (baixo ou suave) para uso doméstico e os HAUT (alto), para serem tocados em igrejas, grandes salões ou céu aberto). Instrumentos como charamelas, flautas e alguns tipos de cornetas medievais continuaram populares. Outros como alaúde foram modificados e outros inventados.
1. Alaúde: O braço do alaúde foi entortado para trás, as cordas passaram a ser afinadas em pares uníssonos e o instrumento recebeu trastes, filetes de metal, tal como a guitarra.
2. Violas: Tinham tampo abaulado e fundo chato; seis cordas passando por um braço dotado de pontos; as violas eram mais tocadas na posição vertical, à frente do executante.
3. Cromorne: Instrumento de madeira, com pequeno tampão encobrindo uma palheta dupla, produzia um som suave, mas agudo.
4. Cervelato: Instrumento de palheta dupla e sons graves; tinha um tubo comprido, enroscado dentro de um cilindro medindo 30 centímetros aproximadamente.
5. Sacabuxa: Foi o antepassado do trombone de vara; tinha uma campana a menos bojuda e produzia som mais melodioso e cheio.
6. Trompete: seu tubo foi dobrado, fazendo voltas, ficando assim mais fácil de ser manejado. Até o século XIX, enquanto ainda não havia sido inventado o sistema de válvulas, foi instrumento de poucas notas, obtidas pela pressão dos lábios.
7. Instrumentos de percussão: incluíam o tamboril, tambor, tímpano, caixa clara, triângulo e címbalo.
Vários instrumentos eram produzidos em famílias, ou seja, um mesmo instrumento com tamanhos diferentes para obter uma variedade de registros. Além dos instrumentos citados acima, havia um instrumento de teclado como um pequeno orgão, ou clavicórdio , as cordas eram percutidas por pequenos cunhos de metal. A maioria dos compositores elisabetanos escreveram para estes instrumentos. Os mais conhecidos são Parthenia que compreende vinte e uma composições de Byrd, Bull e Gibbons.
Por Liebe Lima
Os instrumentos se dividiam em dois grupos. Os instrumentos BAS (baixo ou suave) para uso doméstico e os HAUT (alto), para serem tocados em igrejas, grandes salões ou céu aberto). Instrumentos como charamelas, flautas e alguns tipos de cornetas medievais continuaram populares. Outros como alaúde foram modificados e outros inventados.
1. Alaúde: O braço do alaúde foi entortado para trás, as cordas passaram a ser afinadas em pares uníssonos e o instrumento recebeu trastes, filetes de metal, tal como a guitarra.
2. Violas: Tinham tampo abaulado e fundo chato; seis cordas passando por um braço dotado de pontos; as violas eram mais tocadas na posição vertical, à frente do executante.
3. Cromorne: Instrumento de madeira, com pequeno tampão encobrindo uma palheta dupla, produzia um som suave, mas agudo.
4. Cervelato: Instrumento de palheta dupla e sons graves; tinha um tubo comprido, enroscado dentro de um cilindro medindo 30 centímetros aproximadamente.
5. Sacabuxa: Foi o antepassado do trombone de vara; tinha uma campana a menos bojuda e produzia som mais melodioso e cheio.
6. Trompete: seu tubo foi dobrado, fazendo voltas, ficando assim mais fácil de ser manejado. Até o século XIX, enquanto ainda não havia sido inventado o sistema de válvulas, foi instrumento de poucas notas, obtidas pela pressão dos lábios.
7. Instrumentos de percussão: incluíam o tamboril, tambor, tímpano, caixa clara, triângulo e címbalo.
Vários instrumentos eram produzidos em famílias, ou seja, um mesmo instrumento com tamanhos diferentes para obter uma variedade de registros. Além dos instrumentos citados acima, havia um instrumento de teclado como um pequeno orgão, ou clavicórdio , as cordas eram percutidas por pequenos cunhos de metal. A maioria dos compositores elisabetanos escreveram para estes instrumentos. Os mais conhecidos são Parthenia que compreende vinte e uma composições de Byrd, Bull e Gibbons.
Por Liebe Lima
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